Sunday 20 July 2008

Conserva de cogumelo

Eu amo conservas de legumes... Vai bem com uma saladinha, numa torradinha ou simplesmente como um belisquinho para abrir o apetite! Ontem, folheando o último livro do Jamie Oliver - Jamie at Home - achei essa receita de conserva e decidi que já era em tempo fazer uma caseira para nós!!!
A receita original é para 1 litro, mas achei que seria demais para uma primeira tentativa, entao fiz metade da receita.
Aí vai...
Para cozinhar o legume:
  • 500 ml de vinagre de vinho branco (pode ser cidra também)
  • 500 ml de água
  • 1 colher de sopa de sal
Para a conserva:
  • 250 ml de azeite extra virgem
  • 1 chilli vermelho sem as sementes e picado
  • 2 dentes de alho fatiados
  • 500 g de cogumelo
Colocar a mistura de vinagre, água e sal para ferver. Quando comecar a ferver colocar os cogumelos fatiados por tres minutos. É bom usar uma colher de pau para mexer os legumes na panela, pois eles sobem a superfície. Enquanto isso misture os ingredientes da conserva num bowl, e assim que os legumes estiverem tenros, retirá-los da mistura do cozimento e colocá-los na mistura da conserva. Mexa bem e passe tudo para uma jarra esterelizada (nós fervemos a água e jogamos na jarra e na tampa) e feche. Segundo o Jamie ela deve ser consumida depois de duas semanas. E depois de aberta dura por até uma semana na gelareira.

Vou abrir a minha no próximo domingo, quando comemoraremos os trinta anos do marido com amigos e sogros! Depois conto como ficou...




7 comments:

Unknown said...

Gente isso é maravilhosooooo!

Anonymous said...

Hum!!! Que delícia!!! Não vejo a hora de saborear! Ainda mais feito pela minha norinha. Bj. Beth

Anonymous said...

Que beleza, vejo que agora temos uma chef de cozinha na família, estou ansioso para saborear os seus temperinhos, mas por favor, sem colocar chumbinho.
Valtinho do recreio, o SOGRÃO

Anonymous said...

Hum !!!! Que gostosura eu vou encontar quando chegar aí, e vou aproveitar para pegar umas receitas e fazer a sua propaganda de chef de cozinha.

Mil beijos

Nilzoca de Marechal

Anonymous said...

Deh,
O blog está muito charmoso e a idéia de compartilhar suas aventuras culinárias foi ótima !!! Quando estive ai tive a sorte de saborear um delicioso risoto ... saudades !!!!
um grande beijo,
Alexia

Anonymous said...

Pessoal esta conserva é extraordináriamente gostosa, tive o prazer de saborea-la quando estive em Londres.
Como voces podem obsevar o modo de preparar descrito pela Chef Deborah, é muito simples o preparo e o resultado é um tira gosto saboroso.
Experimentem!!!!

Valtinho do Recreio

ricardo said...

Acabei de fazer esta conserva com kilo e meio de fresquíssimos Paris que aqui tinha. Se hj já estão gostosos, fico a imaginar daqui a semaninha (acrescentei louro e alecrim).