Wednesday 5 November 2008

Rigatoni com molho de tomate e cogumelos com ricota

Hoje resolvi fazer um jantarzinho mais gostosinho... Nada muito trabalhoso mas bem saboroso! Uma massa é sempre bem vinda numa noite fria. E o melhor: com molho de tomate ela não fica muito calórica! É óbvio que não é como uma saladinha ou uma sopa, mas com molho de tomate e vegetais A (uma vida inteira de dieta faz a pessoa reter essa informações até o fim da vida!) é mais do que permitida. Me lembro da minha nutricionista, dos tempos em que eu tinha o luxo desse tipo de coisa no Rio, sempre me recomendava uma massa com molho de tomate! Já havia tempo que eu queria fazer uma massa com molho de tomate e ricota, pois a que temos por aqui é bem diferente da que encontramos no Rio, é cremosa e com um gostinho parecido com creme de leite. Uma delícia! Eu já tinha experimentado esse molho com berinjela, e fica ótimo, mas hoje resolvi fazer com cogumelos... Essa quantidade é para duas pessoas:

  • 250g de massa (eu usei rigatoni porque é a que já tinha em casa)
  • 1 lata de tomates sem pele
  • 250g de cogumelos
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola pequena
  • manjericão (eu usei desidratado, pois não tinha o fresco)
  • sal e pimenta
Refogar a cebola e o alho no azeite, e quando estiver começando a dourar colocar o tomate sem pele e um pouco de água. Enquanto isso eu grelhei no azeite os cogumelos fatiados numa frigideira separada, pois não quis fazer ele junto com o molho para ele não ficar cozido demais. Quando o molho já estva mais apurado e encorpado, eu adicionei os cogumelos. Deixei mais uns 30 minutos cozinhando.
Enquanto isso coloquei a massa para cozinhar em água fervente de acordo com as instruçõesdo fabricante.
Servi a massa com o molho de tomate e cogumelos e finalizei com uma generosa colher de ricota em cima. Depois é só voce misturar a ricota na massa e se deliciar!

No comments: