Monday 2 February 2009

Comida árabe numa cozinha brasileira...

Eu e o marido amamos comida árabe! Ele principalmente, que é fanático por kibe, de preferência o frito!!!
Diz ele que não há kibe melhor do que o da sua avó. Sorte a dele que ele tem a fofa da D. Nilza para fritar os kibinhos para ele, pois a sua mulherzinha é adepta dos assados! Não apenas pela questão da saúde, mas também pela eterna dieta e acima de tudo pela falta de paciência de ficar de pé fritando kibe! Só de pensar na quantidade de óleo já até me arrepio!!!
Bom, dito isso, já deu para perceber que o que saiu de nossa cozinha foi um kibe de forno, né?!
Eu normalmente faço sem recheio, mas como era um sábado e teria mais tempo, resolvi fazer um kibe recheado. Procurei uma receita na internet, e mandei brasa!!!


Ingredientes (para 2 pessoas):


Para a massa do kibe:


  • 350g de carne moída
  • 100g de trigo para kibe
  • 1/2 cebola picada
  • Hortelã
  • Sal e Pimenta
  • Pitada de canela

Deixe o trigo de molho por 30 minutos. Depois esprema bem o trigo com as mãos e misture aos ingredientes acima. E divida em duas partes: uma que vai forrar o pirex e a outra vai cobrir o recheio.
Para o recheio:
  • 150g de carne moída
  • 1/2 cebola picada
  • 30g de pine nuts (piignole)
  • Pitada de canela ou allspice (não tenho a mais vaga idéia do que vá no allspice, mas o fato é que ficou bom).

Refogue a carne moída com a cebola. Adicione o sal, a pimenta e uma pitada de canela ou allspice (eu usei allspice).
Numa frigideira ou forno doure as pine nuts. Quando já estiverem douradinhas, misture bem com a carne moída refogada.


Agora é só montar o kibe... Primeiro forre o pirex com metade da massa do kibe, depois jogue a carne moída com as pine nuts por cima. E para finalizar cubra o recheio com o restante da massa do kibe por cima. Regue com um pouco de azeite por cima e coloque no forno a 200C ate ele ficar douradinho.


Para acompanhar o kibe, nada melhor do que um arroz de lentilhas, não é?!
Eu sempre uso a lentilha marrom, mas dessa vez só tinha em casa a lentilha de Puy, e foi essa mesma que usei...
Para começar eu cozinhei um pouco de lentilha no caldo de legumes ou de frango. Algo tipo uns 20 minutos, só para ela ficar um pouco mais amolecida. Depois desse tempo, refogo o arroz normalmente, e acrescento a lentilha na panela, misturando um pouco. Em seguida eu coloco o caldo que foi usado para cozinhar a lentilha, e deixo ate cozinhar, normalmente.
Eu acho que usando o caldo fica um gostinho a mais de lentilha... E a lentilha de Puy e ótima para esse arroz também, pois ela fica mais firme do que a marrom.
Eu costumo usar a mesma quantidade de arroz e de lentilha.

Pra finalizar, fritei umas rodelas de cebola no azeite bem quente e joguei por cima do arroz e usei também um pouco de humus (not home made), pois acho excelente com kibe de forno.
Aqui na nossa cozinha ela foi aprovada... Espero que na vocês também seja.



2 comments:

Unknown said...

Eu nao sabia como fazia arroz de lentinha, vou tentar mas nao sei se os meninos vao comer.

Roger said...

Good joob