Sunday 22 March 2009

Lamb shank


Resolvi fazer uma carne diferente para o nosso almoço de sábado. Escolhi dessa vez carneiro, e o corte era o lamb shank, que é a parte inferior da perna do bichinho, e que ainda por cima é bem barato. É um corte bem saboroso, mas vem com um pedaço giga de osso e com os tendões, por isso deve ser cozida por um longo tempo para que fique macia e soltando do osso.
Nunca tinha cozinha carneiro, pois além de não ser muito comum no Rio, quando se acha não tem grande variedade de cortes, e, o mais pior, é sempre bem caro!
Para cozinhar o carneiro eu usei...
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 150g de cogumelo fresco (usei o chestnut, mas acho que qualquer outro barato ficaria bom)
  • 1/2 lata de tomate sem pele
  • 1 taça de vinho tinto
  • Alecrim fresco
  • Sal e pimenta

Refoguei a cebola e o alho até ficarem macios, em seguida coloquei os carneiros, e dourei-o por todo.
Depois retirei o carneiro da panela e coloquei o vinho, e deixei evaporar o álcool, em seguida coloquei o tomate sem pele, e quando começou a borbulhar, eu voltei com os bichinhos para a panela, acrescentando o cogumelo, sal, pimenta e o alecrim. E nela eles ficaram por quase 3 horas no fogo baixo.

Para acompanhar eu cozinhei 200g de aipim, depois amassei. Deixei esfriar e em seguida acrescentei um pouco de parmesão ralado e ervas de provence, misturando bem para ficar uniforme. Coloquei 1 colher de manetiga num frigideira anti-aderente, fiz 4 bolinhos (num formato meio de hamburguer) e depois que a frigideira já estava bem quente, coloquei os bolinhos e grelhei dos dois lados, ate criar uma casquinha, deixando crocante por fora e molinho por dentro!
Ficou bom demais esse aipim!!! Recomendo tentarem!!!
P.S. A foto não faz jus à comida, pois ela não parece tão boa quanto estava.
Exageramos no molho, e aí a foto ficou meio esquisitinha...

No comments: