Tuesday 31 March 2009

Salmão pochê + juliana de cenoura com gengibre


Esse é aquele tipo de comida perfeita para quando se quer algo leve, descomplicado e rápido!
Tudo que eu preciso quando estou de preguiça... rsrsrsrsrs

Para o salmão pochê eu coloquei para ferver 1/2 litro de água com sal, pimenta, 1 limão siciliano partido em 8 partes e erva de provence desidratada.
Depois que ferveu, coloquei os filés de salmão SEM PELE na água por cinco minutinhos. Depois usei uma escumadeira para retirá-los da água, e já estava prontinho para ser devorado!
Para acompanhar o peixe, fiz um molho com iogurte natural, suco de 1/2 limão siciliano e um pouco de salsinha picado!
A combinação do peixe com o molho ficou perfeita... É como se fossem almas gêmeas!!!

Dicas:
Têm algumas receitas que sugerem usar vinho branco para cozinhar o peixe, mas eu usei água mesmo, e ficou ótimo!
Aliás, outros peixes também vão bem cozidos dessa maneira!
Só preste atenção para o tempo de cozimento do peixe, pois se for um filé mais fino (tipo haddock), deve ficar menos tempo cozinhando na água.

Para acompanhar fiz uma juliana de cenoura com gengibre, que é facílima e deliciosa!
Piquei um pouco de gengibre fresco e grelhei numa frigideira anti-aderente com óleo de gergelim, que eu acho q fica com uma sabor mais especial, além do aroma, mas se não tiver, pode ser azeite mesmo. Quando o gengibre ja estava bem molinho, coloquei as duas cenouras cruas médias, que eu fatiei bem fininhas, na frigideira, acrescentei sal e deixei até cozinhar, mas ainda mantendo ela 'al dente', pois não gosto de legumes muito cozidos.

As batatinhas que acompanham foram assadas com casca no forno com um pouco de azeite, sal e páprica picante.


No comments: