Thursday 25 June 2009

Penne de abobrinha carbonara


Havia muito tempo que queria fazer essa receita do Jamie Oliver (Jamie at Home), pois abobrinha é simplesmente o meu legume favorito! Mas em Londres não era fácil achar abobrinha amarela nos supermercados comuns.
Para a minha sorte bati os olhos nessas lindinhas na minha primeira ida ao supermercado aqui em Zug. Não pensei duas vezes e trouxe umas para casa, já com a idéia de fazer essa pasta.

Receita para duas pessoas:
  • 5 abobrinhas médias (usei 3 verdes e 2 amarelas)
  • 250g de penne
  • 2 gemas de ovo
  • 50ml de double cream (no Brasil acho que dá para usar creme de leite comum)
  • 100g de bacon picado (usei pancetta, que acho mais saboroso)
  • 125g de parmesão
  • Tomilho fresco a gosto
  • Sal e Pimenta
Corte as abobrinhas ao comprido em quatro partes. Descarte a parte do meio, as sementes, pois elas deixam a abobrinha mais molenga. Depois pegue as partes das abobrinhas e corte no formato do penne.
Num bowl misture o creme, as gemas e metade do parmesão, e reserve.
Numa frigideira grande frite o bacon ate ele ficar douradinho e crocante. Em seguida acrescente as abobrinhas cortadas e adicione sal, pimenta e o tomilho fresco. Mexa até as abobrinhas cozinharem, mas não muito, pois elas ficam melhores 'al dente'.
Assim que o penne estiver cozido, jogue na frigideira com o bacon e a abobrinha e misture tudo.
Tire do fogo, e despeje por cima a mistura do creme com as gemas e o parmesão, misturando bem com colher.
>>> Na receita ele mandava colocar na frigideira, antes de adicionar o creme, uma concha da água de cozimento da massa.
Eu fiz isso, mas achei que ficou meio aguado, pois acho que o carbonara não fica tão bom quando o molho fica mais líquido.

Na próxima vou tentar sem a água...

1 comment:

Fer Guimaraes Rosa said...

oi Deborah, que bom que voce decidiu comentar no Chucrute, assim pude conhecer seu blog. Na minha receita eu nao coloquei a agua. mas ficou tudo tao forte. como voce, da proxima vou eliminar o creme e o ovo e manter somente a abobrinha. por isso nao sera mais um carbonara, mas eu nao me importo, ;-)

um beijo,