Sunday 22 February 2009

Kedgeree

Ingredientes:
  • 200g de camarão descacado
  • 200g de salmão sem pele
  • 150g de arroz basmati
  • 1 colher de chá de curry
  • 1 pitada de açafrão
  • Tomilho
  • 3 chalotas picadinhas
  • 400ml de caldo de peixe ou de frango
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 6 ovos de codorna cozidos
  • Salsinha picada
  • Sal e pimenta
Tudo começou no sábado a noite quando estava fuçando o freezer para descobrir o que descongelaria para o nosso almoço dominical... Vi o camarão e decidi que era isso que comeria, pois afinal de contas é uma das minhas predileções!
Bom, sabia o que comeria, mas não sabia como... Faltou a criatividade!
Comecei a folhear os meu livros e achei uma receita no livro "Cooking for Friends" do Gordon Ramsay que queria fazer já havia tempo. E como também tinha salmão no freezer, estava decidido o cardápio!
O Kedgeree era consumido no café da manhã na era Vitoriana, agora parece que é mais para o almoço. Eu não sei qual é a popularidade do prato aqui no UK, mas ela parece ser grande entre os chefs britânicos. Dos três livros do Gordon Ramsay que tenho, dois têm a receita de Kedgeree, em versões distintas, mas ainda assim a base é a mesma.
Eu optei por fazer essa receita que ele chama de "posh", pois leva não só o salmão como também o camarão (a outra só leva o peixe) e os ovinhos de codorna ao invés do ovo de galinha.
Já "falei" demais... Anote aí como fazer:
1. Coloque para ferver numa panela o caldo de peixe ou frango (eu usei de peixe e em tablete... not homemade!) junto com alguns galhinhos de tomilho uma pitada de açafrão (eu usei cúrcuma porque era o que tinha em casa) e um pouco de sal e pimenta. Depois que ferver, coloque o peixe na panela por 4 minutos, retire e coloque num prato. Em seguida coloque os camarões no caldo fervente por 2 minutos, e depois retire do caldo e coloque no mesmo prato do salmão. Cubra com papel laminado para se manter morno.
2. Coe o caldo de peixe, jogando fora o tomilho e reserve. Depois, na mesma panela, refoge as chalotas no azeite - chalota é uma cebola pequeninha, que tem um gosto mais suave - ate ficarem amolecidas, mas não douradas. Em seguida coloque a manteiga e o curry. Mexa um pouquinho e adicione o arroz, mexendo por uns 2 minutos até ele tostar um pouco.
3. Coloque o suficiente do caldo de peixe no arroz, adicione mais um pouco de sal, coloque a tampa e deixe cozinhar. Depois que o arroz cozinhar, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 5 minutos.
4. Destampe a panela e solte o arroz com um garfo. Corte o salmão em lascas e adicione ao arroz junto com o camarão e a salsinha. Por fim coloque os ovinhos de codorna cozidos por cima e esta pronto!
Eu gostei bastante, mas o Fábio achou sem surpresas... Disse que o gosto era bem previsível!
Acho que a opinião dele é meio tendenciosa, pois ele não é nada fã de pratos a base de arroz, nem mesmo risoto!!!
Eu acho que vale tentar!!! Eu faria de novo...
Ah, espremer um pouquinho de limão por cima do arroz dá um tchan!

The Warrington

Ao invés de curtírmos um dia dos namorados romântico, resolvemos fazer aquilo de que gostamos de verdade: tomar uns pints num pub bacana!!!
Para que se enganar, né?! É disso que nós gostamos e caso encerrado!
Dessa vez resolvemos arriscar um novo... The Warrington!
Na verdade, não foi um risco muito grande, pois o dono é o Gordon Ramsay, então sabíamos que seria bom! E de fato é, mas nada de espetacular!
O pub é bem típico, com aquela tradicional decoração inglesa!
Só para se ter uma idéia, o pub é tão típico que ate lá tem o pacotinho de babata chips pra vender!!! Sim, nem o Gordon Ramsay escapou das batatas fritas de pacotinho penduradas no caixa!!! rsrsrs
Mas nem só de cerveja vive o homem, né?!

Para começar fomos de... Potted duck with piccalilli
Era um pato desfiado numa consistência de patê com umas ervinhas.
Foi bem interessante... Nunca tinha experimentado algo como isso. Além do que foi bem legal receber um potinho de patê e abrir para comer num pub!




Depois eu resolvi comer uma Wild mushroom, leek and cheese tart, que nada mais era do que uma quiche de cogumelos, alho-poró e queijo.
Estava bem gostoso, mas nada excepcional!


E enquanto o Fábio foi de Sausage Roll com brown sauce.
Isso nada mais é do que uma linguiça enrolada numa massa folheada. Falando assim parece xoxo, mas é bem gostosinho!



Agora queremos ir lá para almoçar e provar o cardápio do restaurante!!!
Depois conto como foi...

http://www.gordonramsay.com/thewarrington/

Sunday 15 February 2009

Spaghetti com Chorizo, Funcho e Tomates

Resolvi dar uso ao meu novo livrinho do Jamie Oliver fazendo uma receita de massa!!!
A receita original mandava usar salame, mas eu não tinha em casa, então improvisei e fiz o molho com um chorizo MARAVILHOSO que compramos na barraquinha portuguesa no Borough Market.
Ingredientes:
  • 250g de spaghetti
  • 150g de salame picado em tiras (no meu caso foi chorizo)
  • 2 dentes de alho cortados em finas fatias
  • 1 bulbo de funcho fatiado finamente
  • 1 lata de tomate sem pele
  • Azeite extra virgem
  • Sal e pimenta
Além de ser uma delícia, esse molho também é facílimo de fazer e fica pronto rapidinho!
Coloque um pouco de azeite na panela, e adicione o alho fatiado e o salame em tirinhas. Cozinhe por 1 minutinho e em seguida acrescente o funcho fatiado. Tampe a panela, e deixe cozinhando por mais 5 minutos no fogo médio. Após esse tempo, acrescente a lata de tomates, o sal e a pimenta.
Deixe cozinha por 1/2 hora e está pronto!!!
Olha só que delícia!!!
Acho até que deve ter ficado melhor com chorizo do que com salame!!!
Mas digo isso também porque não sou muito de salames...



Esse grana padano lindo que vocês estão vendo aqui em baixo foi que usamos para complementar a nossa massa!
Bom demais!!!

Saturday 14 February 2009

Peito de frango caprichado com couve de bruxelas

Para dar uma variada no franguinho grelhado báscico, que by the way eu adoro, resolvi dar uma procurada no meu livro "Real Fast Food" do Nigel Slater (http://www.nigelslater.com/) por uma receitinha diferente.
Achei uma bem simples e rapidinha: peito de frango com shoyo e mel!
  • 500g de peito de frango sem pele
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de molho shoyo
  • 1 dente de alho espermido
  • 1 colher de chá de tabasco
  • Sal

Misturei todos os ingredientes para o molho num pequeno bowl.

Temperei os peitos de frango com um pouquinho de sal. Coloquei-os num tabuleiro forrado, e joguei o molho por cima.

De tempos em tempos molhei o frango com o molho até ele ficar bem cozido.

A recomendação do livro era para grelhar, mas sou fã de fazer tudo assado... Não deixa cheiro na cozinha e não me faz ficar em pé na beira do fogão! Portanto, sempre que acho que dá faço no forno.
Sei que peito de frango assado pode ser meio arriscado, mas se ficar jogando o molho em cima ele fica bem suculento!
Para acompanhar, fiz couve de bruxelas com pancetta (um tipo de bacon italiano).
Fritei a pancetta numa frigideira anti-aderente, e enquanto isso piquei as couve de bruxelas (+/- 250g).
Quando a pancetta já estava bem crocante, acrescentei a couve de bruxelas na frigideira, temperei com um pouco de sal e pimenta e fiquei mexendo até cozinhar bem.
A combinação ficou muito boa!!!


Wednesday 11 February 2009

Noodles com camarão

Comecei a procurar umas receitas de noodles para fazer, mas elas requeriam vários ingredientes que eu não tinha em casa, então resolve inventar um com o que tinha em casa!

Aí vai a receita improvidada para duas pessoas:

  • 250g de noodles
  • 200g de camarão
  • 300g de legumes variados bem fatiadinhos: repolho, broto de feijão, cenoura, cogumelo, cebolinha (usei esses porque era o que tinha na geladeira, mas pode acrescentar outros que te agradar, como pimentão vermelho)
  • 1 cebola roxa grande cortadas em quadrados
  • 2 colheres de sopa de gengibre picadinho
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • Molho shoyo

Para começar eu coloquei o óleo de gergelim no wok (tradicional frigideira chinesa) para esquentar. Quando ele já estava bem quente, eu joguei os legumes + a cebola (exceto a cebolinha) no wok e deixei refogando.
Enquanto isso, eu fiz um ovo mexido numa frigideira anti-aderente e coloquei de lado. Ao mesmo tempo grelhei o camarão com o gengibre numa outra frigideira anti-aderente, e reservei.
Quando os legumes começaram a murchar, coloquei um pouco de molho shoyo (a quantidade depende de quanto você gosta desse molho), e deixei refogando até eles cozinharem, mas não demais, pois gosto dos legumes crocantes.
Assim que os legumes estavam no ponto, eu adicionei o noodles. (O meu noodles já era cozido, portanto só coloquei no wok quando os legumes ja estavam prontos.)
Misturei um pouco o noodles com os legumes, e em seguida acrescentei o camarão com o gengibre, o ovo e a cebolinha picada no wok.
Mexi por mais uns dois minutes, e estava pronto para ser devorado!

Na verdade esse noodles rende bastante, acho que dá até para três pessoas, mas nós dois comemos tudinho sozinhos. Estávamos famintos e também somos bem olho grande!!! rsrsrs


Monday 9 February 2009

A primeira vez em que preparei comida inglesa...

Não sou muito fã da comida inglesa, muita coisa frita e gordurosa. Porém, têm algumas coisas de que eu gosto bastante, como o bubble and squeak. Esse prato de nome engraçadinho, que traduzido para o português seria "borbulhar e chiar", é bem tradicional por aqui na terra da rainha! Não sei o porquê desse nome, pois a minha não borbulhou, tampouco chiou!!! rsrsrs
O interessante é que esse prato foi criado para dar fim as sobras de legumes do almoço de domingo, o tradicionalíssimo Sunday Roast, que é basicamente uma carne assada no forno, que pode ser de vaca ou carneiro ou porco ou peru ou frango, (o mais tradicional é de carne de vaca), acompanhada de batatas assadas, legumes, yorkshire pudding e molho gravy.
O tal Sunday Roast é uma sensação entre os ingleses, que têm muito orgulho do seu prato. Eu, particularmente, não acho absolutamente nada demais! Não é ruim, longe disso, mas também não é a oitava maravilha do universo como eles julgam!!!




(essa fotinha aí nos pegamos na internet...)

Bom, vou voltar ao que me trouxe aqui ao blog hoje...
Não sei bem como tive a idéia de fazer um almoço inglês para nós, mas já estava pensando nisso desde que ganhei o meu livro de British Food.
Abri a geladeira e vi que tinha alho poró e batatas, e que se não os usasse em pouquíssimo tempo eles iriam para a lixeira, fato que é inaceitável nesta casa!!! Foi aí que do nada tive a idéia de fazer um bubble and squeak, e unir o útil ao agradável: estreiar o meu livro e usar os legumes! E para acompanhar tinha que ser algo bem tradicional também, né?!
Foi aí que decidi ir no Borough Market, procurar por uma linguiça (com trema ou sem trema??? Ainda não to por dentro da nova gramática!!!), que eu vi o Jamie Oliver mostrando num programa dele. Escolhi uma de veado, já que nunca tinha comido na vida!
As linguiças daqui são muito, muito, muito diferente das nossas, não só no gosto, como também na textura, e são bem gostosas!
Bem, com a compra feita, voltamos para casa para dar início ao nosso English Lunch!!!

Bubble and squeak:
  • 300g de batata em cubos
  • 2 alhos-poró fatiados
  • 250g de couve de bruxelas picadas
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta
Coloque todos os legumes para cozinhar até ficarem bem macios. Eu coloquei todos na mesma panela já que iam ser todos misturados ao final. A única coisa, é que coloquei o alho-poró e as couves de bruxelas quando as batatas já estavam começando a amolecer.
Depois de tudo cozido, escorra os legumes e amasse-os. Não se preocupe muito em amassá-los bem, pois o bom e que os legumes fiquem um pouquinho pedaçudos.
Deixe esfriar, e faça uns bolinhos com a mão. Você escolhe o tamanho deles... Eu fiz do tamnho da minha palma. Talvez porque fosse mais fácil de moldar! rsrsrsrs
Esquente bem uma frigideira anti-aderente com a colher de sopa de manteiga, e frite os bolinhos. Deixe fritando por uns 3 / 4 minutos de cada lado ou ate ficar com uma casquinha douradinha e crocante.
Linguiça de veado com gravy de cebola roxa (Jamie Oliver)
  • 450g de linguiça
  • 200 ml de caldo de galinha
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 ramo de alecrim
  • 4 folhas de louro
  • 1 cebola roxa grande cortada em rodelas
  • Azeite
  • Pimenta
Joguei um pouco de pimenta e o alecrim sobre a linguiça. Como eu usei uma linguiça enrolada, coloquei as folhas de louco entremeadas nela.
Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque um tabuleiro lá por uns 10 minutos. Depois retire-o, jogue um pouco de azeite e as cebolas, e dê uma misturada. Em seguida coloque a linguiça por cima disso e volte para o forno.
Depois que a linguiça estiver douradinha, é hora de tirá-la do forno e preparar o gravy!
O gravy deve ser feito no mesmo tabuleiro em que a linguiça foi assada, usando as cebolas fatiadas. Não pense que o tabuleira vai estar cheio de gordura, porque não estará, pois uma coisa boa da linguiça daqui é que elas têm pouquíssima gordura.
Bem, coloque o tabuleiro numa boca do fogão, despeje o caldo de galinha, o vinagre balsâmico e a farinha de trigo. Depois e só mexer e deixar dar uma engrossada.

Taí o nosso almocinho bem inglês... Aconselho tentarem!!!

Thursday 5 February 2009

Nova velha aquisição!!!


Adoro o Jamie Oliver!!! Isso não é novidade pra ninguém!
E agora eu não consigo parar de comprar livros dele!!! rsrsrsrs
Tem um esquema na Amazon que você pode comprar livros usados e em perfeitas condições por precinhos bem camaradas. Então já viram que me esbaldo, né?!

Esse é o terceiro livro dele, e segundo o próprio ele inclui receitas dos seus pratos favoritos!
Dei uma folheada e parece bem interessante, já estou louca para fazer uma receitinha!!!

A minha primeira focaccia

Há um tempo que entrei na onda de fazer pães... Cismei que queria assar o meu próprio pão caseiro!!! rsrsrs
Cisma é cisma, e quando eu cismo com alguma coisa... sai de baixo! Então comprei um livro, e comecei a minha saga do pão!!!


Primeiro fiz um de tomate, que ficou até com um gosto bom, mas errei na mão e coloquei fermento de menos, então ele ficou baixinho. Mas tudo bem, esse foi o primeiro...
O segundo foi um de batata com ervas. Ah, esse sim eu acertei!
Me empolguei para fazer um outro na segunda em que Londres parou por causa da neve e eu o Fábio ficamos ilhados em casa. Escolhi fazer uma focaccia, pois adoro esse pão.
Acertei nesse aí também!!! Comemos tudinho... não sobrou nenhum pedacinho para contar história!!! rsrsrs

Ingredientes:

  • 450g de farinha para pão
  • 1 colher do sopa de sal
  • 2 colheres de sopa de fermento seco
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 225ml de água morna
  • Sal grosso, alecrim e azeite extra virgem para salpicar por cima
  1. Coloque a farinha, o sal e o fermento num bowl grande. Faça um buraco no centro e coloque as 3 colheres de azeite e a água, e misture até formar uma massa bem macia.
  2. Espalhe um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e sove a massa até ela ficar macia e elástica. Depois faça ela num formato de bola e coloque num bowl untado com azeite, cubra e deixe descansando até a massa dobrar de tamanho.
  3. Depois que ela dobrar, volte para a superfície lisa com farinha e sove mais um pouco. Em seguida estique a massa e deixe ela baixinha, mas com a borda mais grossa do que o centro.
  4. Coloque a massa no tabuleiro que vai ser usado para assar, cubra e deixe descansando por mais 30 minutos.
  5. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200C. Depois pressione a massa com as pontas dos dedos, formando uns morrinhos (rsrsrsrs... não sei bem como explicar isso, mas é só fazer como a gente vê por aí nas focaccias). Depois de fazer as marcas jogue um pouco de sal grosso, alecrim e azeite por cima. Para finalizar salpique um pouco de água na massa também.
  6. Asse por 20-25 minutos ou até ela ficar douradinha.
A minha ficou bem gostosa! Modéstia...
Comemos com uns cogumelhos que grelhei com alho no azeite, e também uns frios espanhóis!

Tuesday 3 February 2009

Neve em Londres...



Gente,
vocês não têm noção de como nevou aqui em Londres... Começou no domingo a noite e não parou por um minuto sequer durante toda a segunda. Foi o dia inteiro de floquinhos branquinhos caindo do céu!!!
Para nós foi o máximo, pois nunca tínhamos visto neve nonstop e a cidade toda branquinha. Aliás, nem a cidade está muito acostumada com essa snow fall, pois a última desse tipo aconteceu há 18 anos atrás!!! Por essa razão a cidade não é preparada para esse tipo de situação... Resultado: LONDRES PAROU!!!
Sim, isso mesmo!!!
Não havia ônibus rodando, a maioria das estações de metrô fecharam, trens foram cancelados, as pessoas não conseguiam ir pro trabalho, para escolas, para lugar nenhum!!! Enfim, um caos total!!!
Não para nós, que ficamos em casa e fomos aproveitar para brincar na neve!!!
Só uma fotos para vocês verem como estava tudo lindo (não precisamos mencionar o frio...)!!!
Hoje já não nevou mais, mas como continua muito frio, a cidade é gelo puro!!! Muito louco, onde se passa, damos uma escorregadinha!!! rsrsrsrs

Monday 2 February 2009

Comida árabe numa cozinha brasileira...

Eu e o marido amamos comida árabe! Ele principalmente, que é fanático por kibe, de preferência o frito!!!
Diz ele que não há kibe melhor do que o da sua avó. Sorte a dele que ele tem a fofa da D. Nilza para fritar os kibinhos para ele, pois a sua mulherzinha é adepta dos assados! Não apenas pela questão da saúde, mas também pela eterna dieta e acima de tudo pela falta de paciência de ficar de pé fritando kibe! Só de pensar na quantidade de óleo já até me arrepio!!!
Bom, dito isso, já deu para perceber que o que saiu de nossa cozinha foi um kibe de forno, né?!
Eu normalmente faço sem recheio, mas como era um sábado e teria mais tempo, resolvi fazer um kibe recheado. Procurei uma receita na internet, e mandei brasa!!!


Ingredientes (para 2 pessoas):


Para a massa do kibe:


  • 350g de carne moída
  • 100g de trigo para kibe
  • 1/2 cebola picada
  • Hortelã
  • Sal e Pimenta
  • Pitada de canela

Deixe o trigo de molho por 30 minutos. Depois esprema bem o trigo com as mãos e misture aos ingredientes acima. E divida em duas partes: uma que vai forrar o pirex e a outra vai cobrir o recheio.
Para o recheio:
  • 150g de carne moída
  • 1/2 cebola picada
  • 30g de pine nuts (piignole)
  • Pitada de canela ou allspice (não tenho a mais vaga idéia do que vá no allspice, mas o fato é que ficou bom).

Refogue a carne moída com a cebola. Adicione o sal, a pimenta e uma pitada de canela ou allspice (eu usei allspice).
Numa frigideira ou forno doure as pine nuts. Quando já estiverem douradinhas, misture bem com a carne moída refogada.


Agora é só montar o kibe... Primeiro forre o pirex com metade da massa do kibe, depois jogue a carne moída com as pine nuts por cima. E para finalizar cubra o recheio com o restante da massa do kibe por cima. Regue com um pouco de azeite por cima e coloque no forno a 200C ate ele ficar douradinho.


Para acompanhar o kibe, nada melhor do que um arroz de lentilhas, não é?!
Eu sempre uso a lentilha marrom, mas dessa vez só tinha em casa a lentilha de Puy, e foi essa mesma que usei...
Para começar eu cozinhei um pouco de lentilha no caldo de legumes ou de frango. Algo tipo uns 20 minutos, só para ela ficar um pouco mais amolecida. Depois desse tempo, refogo o arroz normalmente, e acrescento a lentilha na panela, misturando um pouco. Em seguida eu coloco o caldo que foi usado para cozinhar a lentilha, e deixo ate cozinhar, normalmente.
Eu acho que usando o caldo fica um gostinho a mais de lentilha... E a lentilha de Puy e ótima para esse arroz também, pois ela fica mais firme do que a marrom.
Eu costumo usar a mesma quantidade de arroz e de lentilha.

Pra finalizar, fritei umas rodelas de cebola no azeite bem quente e joguei por cima do arroz e usei também um pouco de humus (not home made), pois acho excelente com kibe de forno.
Aqui na nossa cozinha ela foi aprovada... Espero que na vocês também seja.