Tuesday 26 January 2010

Torta de maçã da mãe do Marcus


Tinham umas maçãs aqui em casa que estavam cruzando o cabo da boa esperança, e quase indo pro lixo. Resolvi preparar algo com as dita cujas porque nesta casa nada vai fora, evito o desperdício ao máximo.
Pensei em fazer uma torta de maçã (AMO), mas folheando os meus livros não achei nenhuma receita que chamasse muito a minha atenção ou que atendesse ao meu requisito de ter todos os ingredientes em casa. Até o momento em que comentei com os amigos que estavam aqui em casa que eu não conseguia achar nenhuma receita de torta que me agradasse, e o Marcus disse: “a minha mãe faz uma muito boa”! Foi aí que a Juçara surgiu na história... o Marcus mandou um email para ela pedindo a receita, e ela prontamente respondeu.
Aí vai a receita ipis literis...

Massa:

• 250g de margarina em temperatura ambiente ou manteiga
• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 6 colheres (sopa) de açúcar

Recheio:

• 4 maçãs vermelhas (usei 7)
• 1/2 xícara (chá) de açúcar
• 1/2 colher(sopa) de canela em pó
• suco de um limão

Como fazer a massa:Em uma vasilha, misture a margarina (eu usei manteiga), a farinha de trigo e o açúcar, apertando com os dedos até formar uma farofa grossa. Reserve.

Como fazer o recheio:
Corte as maçãs em fatias e coloque-as para cozinhar junto com o açúcar e a canela em fogo baixo, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar. (A maçã é sem casca.)

Montagem:Distribua a metade da massa de farofa em uma forma de abrir ou de fundo falso (pode ser também em um refratário) e coloque o recheio. Cubra com a massa de farofa restante. (Não aperte a farofa, deixe-a soltinha sobre o recheio).
Leve para assar em forno pré-aquecido (180 graus C) por cerca de 40 minutos ou até dourar.

NOTA: Faça o recheio primeiro, pois tem que esfriar.



Além de deliciosa, muito fácil de fazer!
Também não muito doce... do jeito que eu gosto!

Juçara, muito obrigada pela receita!
Adorei!!!
Com certeza farei muitas outras vezes!

No comments: