Thursday 25 March 2010

Pêras assadas com amêndoas


Dia desses fiz um almoço aqui em casa para uma húngara que mora aqui perto, e que conheci há pouco. Rolou uma saladinha verde de entrada e um "Thai green chicken curry" de prato principal. Aliás, a receita thai ficou um luxo só, mas me esqueci de tirar fotos para mostrar para vocês. Faz mal não porque assim tenho uma ótima desculpa para fazê-la de novo!!!
Para completar o menu pesquisei uma sobremesa que não fosse tão pesada e calórica. Tenho que tentar manter ao menos um pouco da dieta!!! Escolhi, então, uma sobremesa com frutas. Logo eu que adoro uma sobremesinha de chocolate... Mas tenho que ser forte, o verão daqui a pouco chega!!!
Peguei o meu livrão que tanto reneguei - 30 Minute Cookbook - Reader's Digest -, e o folhei até encontrar algo que me apetecesse... (palavrinha do tempo da vovó, não?!) hihihihi

A escolha foi realmente acertada, pois além de ser saudável, é saborosa é suuuuuper simples de fazer!

50g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa de açúcar branco (usei o mascavo)

4 pêras maduras e de qualidade mais firme

4 colheres de sopa de vinho branco ou de suco de laranja (eu usei o vinho)

85g de geléia de damasco ou 2 colheres de sopa de mel (usei mel)
6 biscoitos Amaretti ou 70g de amêndoas sem casca (usei amêndoas em lascas)


1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte um pirex ou uma forma com metade da manteiga, e salpique o açúcar por cima.

2. Descasque as pêras e corte em fatias ao comprido de mais ou menos 1 cm de espessura.
Disponha as fatias no tabuleiro em uma única camada.

3. Misture o vinho branco e o mel, e despeje por cima das pêras. Em seguida salpique as amêndoas por cima, e espalhe o restante da manteiga.

4. Asse no forno por uns 15-20 minutos, até que as pêras estejam macias e as amêndoas douradas. (As minhas levaram muito mais tempo para cozinhar! Acho que aconteceu porque não estavam bem madurinhas.)



Fica ótimo servido com iogurte grego ou creme!
Preferi o iogurte porque é mais saudável, né?! Mas também devo dizer que, além disso, o contraste do docinho da pêra com o azedinho do iogurte ficou super especial!

No comments: