Wednesday 24 March 2010

Recycling food... Arroz de forno


Sempre tento fazer a quantidade extata ou quase exata para mim e para o Fábio, pois detesto ver sobrar "restinhos", já que tenho uma resistência enorme a comer comida requentada do dia anterior, e um horror a jogar comida fora. Ao contrário de mim o Fábio ama ver os tais "restinhos", e quanto mais potinhos espalhados pela geladeira, tanto melhor!
A maior dificuldade em acertar está em quando tenho que fazer para mais do que dois, como por exemplo quando os meus sogros estiveram aqui. Fiz arroz, mas errei feio na mão, e sobrou bastante, tanto que deu para uma refeição completa do casal.
Quando sobra bastante arroz assim eu tendo a fazer egg fried rice, uma comidinha chinesa que nós adoramos e é super prática! Mas foi diferente dessa vez... não sei de onde tirei a idéia de fazer um arroz de forno de frango, ja que não como isso há anos, tantos que já nem sei quantos!

Preparei um molho bem gostoso para misturar ao arroz...

2 peitos de frango desfiados
1/2 lata de tomate sem pele
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
100g de ervilha congelada
1 cenoura picada
1 ovo cozido
Queijo parmesão
Ciboulette

Cozinhei os peitos de frango em água, sal, pimenta e 1 tablete de caldo de galinha. Reservei o caldo e desfiei grosseiramente o frango.
Numa panela refoguei a cebola e o alho até que estivessem dourados. Adicionei o peito de frango desfiado e deixei dourar. Em seguida coloquei a cenoura, o tomate sem pele, uma concha do caldo do cozimento do frango e deixei cozinhar até que o molho encorpasse. Quando já estava quase seco, acrescentei as ervilhas e misturei bem, deixando cozinhar por mais uns 2 minutos.
Misturei ao arroz e coloquei num pirex. Polvilhei um pouco de queijo parmesão e coloquei o ovo cozido partido em quatro por cima.
Levei ao forno pré- aquecido até que o queijo derretesse. Jogue a ciboulette por cima, e está pronto para servir.

Para mim que não gosto de comida requentada foi uma maravilha, pois além de ter gosto e cara de uma comida totalmente fresca, ainda evitei que o arroz fosse desperdiçado. Já para o Fábio foi tão bom que ele perguntou se não podíamos comer "comida reciclada" sempre!!! =]

Na verdade, o mais importante de tudo é sermos criativos para reaproveitar o que temos na geladeira, e evitar ao máximo que a nossa comida vá parar no lixo!

3 comments:

Unknown said...

Eu adoro pois me lembra minha infancia. Nao comia ha anos ate que a gabriela fez qdo fomos a luxemburgo pela 1a vez, ai passei a fazer de vez em qdo.

Helen said...

Debby,

Eu também adoro isso - só que o meu vira um 'risoto', baseado no que a minha mãe fazia quando éramos crianças e ela chamava de Spanish Rice! Eu sou fã de prato único e adoro aproveitar os leftovers!
beijos

Deborah said...

Pois é, Thania... realmente tem um sabor de infância!!!
Acho que também vou fazer outras vezes por aqui!

Helen,
quero a receita desse Spanish Rice da sua mãe!!!

Beijos