Saturday 27 March 2010

Salada de cogumelo com pecorino e rúcula


Antes de qualquer coisa vou logo dizendo que não faço idéia de qual seja a espécie deste cogumelo! E também nem me ocorreu de perguntar ao senhor bigodudo italiano da barraquinha da feira! Eu sei... um super furo!
Mas se alguém aí souber qual o nome desta variedade, seremos todos muito gratos se puder deixar esta valiosa informação na seção de comentários (temperinhos, que ficam ao fim de cada post de receita).

Dentre os legumes que o italiano me ofereceu estavam esses cogumelos, que já me interessavam por si só, pois como já falei anteriormente, adoro cogumelos de todos os tipos e modos! Mas foi quando o senhorzinho falou "crudo" que me chamou a atenção.
Como assim cogumelo cru???
Fiquei super intrigada e resolvi colocá-los na minha sacola também para ver no que daria... Foi quando iniciava esse movimento que o senhor da barraca, que sabe de tudo de cozinha, me disse que fatiasse os cogumelos em fatias bem finas e jogasse por cima um pouco de queijo em lascas. Eu escolhi o pecorino porque tem o sabor um pouco forte, mas nao tanto quanto o grana padano e também por ter essa consistência mais dura que permite fazer as lascas.
Servi com uma saladinha de rúcula(também italiana!), tudo regado a azeite extra virgem e flor de sal.


Ficou legal, mas não foi a forma mais gostosa de comer cogumelos... Ainda prefiro-os grelhados num belo azeite!
Mas valeu muuuuito pela nova experiência e por conhecer mais uma faceta dos cogumelos!!!

2 comments:

Talita*.* said...

O nome dessa variedade de cogumelos é Eringue e fica uma delicia refogada com manteiga e shoyo, ou como recheio de pizza. É só desfia-lo com as mãos mesmo.

Deborah said...

Oi Talita.
Obrigadissima pela informacao!
Fiquei com agua na boca so de pensar neles por cima de uma pizza.
Por aqui em Zug nunca vi, mas certamente comprarei na proxima vez q encontra-lo!
Bjs

PS. Obrigada pela visita!
Volte sempre!!! :)