Tuesday 23 March 2010

Salada de quinoa com atum


Como já disse aqui, uma das resoluções para um 2010 mais supimpa era entrar nos eixos e fazer uma dieta séria. Claro que demos um "break" estratégico no Carnaval para eu poder me acabar nos bolinhos de aipim, pastéizinhos, croquetinhos & afins, tudo isso regado a muita, mas muita skol mesmo!
Como o que era doce acabou-se, só me restou voltar à dieta na volta à casa...
Já tinha comprado quinoa há algum tempo, mas sei lá porque razão ainda não tinha me animado a fazê-la. Nem mesmo com toda a propaganda que a minha mãe já tinha feito desse grãozinho... Mas como tudo tem a sua hora, chegou a minha de colocar a mão na massa.
Achei uma receita ótima num livro ótimo - Marie Claire Seasonal Kitchen: Inspired Recipes and Food Ideas -, e elegi essa como a minha primeira receita de quinoa!
Aliás, comprei esse livro desprenteciosamente ha mais ou menos um ano atrás... Sabe quando você olha para um livro e não dá muita coisa por ele?
Então, foi exatamente isso que rolou com esse livrão (livrão mesmo, pois ele é bem grandão!). Comprei numa promoção daquelas de "compre 1 e leve 2". Uma sorte, pois além de ter as fotos mais lindas que já vi num livro de culinária, ainda é recheado de ótima receitas, e todas separadas de acordo com as estações, privilegiando o uso de produtos da época. Um luxo!
Aí vai a receita de uma saladinha fácil, gostosa, rápida e saudável.

Ingredientes para 2 pessoas:

75g de quinoa
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
1 colher de sopa de azeite extra virgem
"Broad beans" (acho que o nome é fava em português)- a receita mandava usar vagem, mas eu tinha esse brad beans em lata, e acho que ficou ótimo assim. Aliás, nao trocaria pela vagem.
125g de tomate cereja cortado em quatro
100g de atum em lata
Ciboulette
Sal e pimenta

Coloque a quinoa para ferver numa panela com 500ml de água. Após ferver, abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos.
Coe os grãos.
Num bowl misture o suco do limão, azeite e acrescente a quinoa, misturando bem. Em seguida adicione o "broad beans", ciboulette, tomate cereja e atum.
Acrescente sal e pimenta, e já está pronta para ser consumida!


O primeiro comentário a ser feito é que eu adorei a textura da quinoa! Super diferente!
Com certeza a quinoa chegou para ficar no meu cardápio!
Já estou até de olho na próxima receita: quinoa com beterraba e cebola caramelada.

2 comments:

denise said...

Filha, fazia tempo que eu não visitava seu blog,está o máximo!!!!

Unknown said...

Olá, meu nome é Rosinha, sou de Sampa, mas temos um casa em Ubachuva..rss Onde vamos passar o reveillon c/ a familia.Estava procurando uma receita bacana de quinoa p/ fazer e gostei muito da sua.. pena q vou ter que adptar..rss Portanto a sua salada vai fazer parte da minha ceia. Muito obrigada!!!Feliz Ano Novo!!!
bjs Rosinha