Sunday 28 March 2010

Tagliatelle caseiro com "friariello"


Lembram do vegetal folhoso que o senhorzinho bigodudo do Mercato Via Benedetto Marcello, em Milão, me apresentou???
Então, para os íntimos ele é conhecido como friariello! Lendo na wikipedia (veja esse link), descobri que é da família do brócolis, e que em Roma é chamado de broccoletti.
Achei o gosto mais suave do que o brócolis. E ficou super bom com a receita que o meu amigo da barraca me passou!!! :)
Claro que o prato ficou ainda mais rico porque a massa que usamos foi também feita por mim!!! A massa em si ficou boa, e acho que estou atingindo o ponto da quase perfeição! rsrsrs
O Fábio achou que ficou sem sal, eu não. Mas ambos concordamos que ela ficou um pouco fina demais. Talvez da próxima vez eu tenha que passar a massa uma vez menos na máquina.

A receita era super simples, saudável, e ainda dentro da dieta!!!

Para a massa usei (2 pessoas):

100g de farinha 00
1 ovo
Uma pitada de sal

Coloque a massa numa superfície plana, adicione uma pitada de sal e faça um buraco no meio para colocar o ovo. Misture com as pontas dos dedos até que o ovo esteja incorporado totalmente a massa, e só aí comece a sovar. Sove a massa por uns 10 minutos, e deixe descansar por pelo menos 30 minutos num bowl coberto com um pano úmido.
Depois é só passar a massa na máquina ate o nível 7 ou 8 e escolher o formato da massa que quer: spaghetti, tagliatelle...

Essa receita ficou meio assim assim, né?!
Eu prometo que em breve farei um post exclusivo de como fazer pasta, com fotos e o passo a passo do processo!

Continuando...

Coloque água para ferver numa panela grande.
Enquanto isso pique 4 dentes de alho e 2 chillies vermelhos. (Se não quiser muito picante, é só retirar a membrana que fica dentro do chilli segurando as sementes.)
Numa frigideira grande frite o alho e chillies em um pouco de azeite extra virgem, até que o alho fique dourado. Adicione sal, e reserve.
Quando a água ferver coloque apenas as folhas mais delicadas do friarello na panela, e descarte o restante. Deixe cozinhar por uns 5 minutos.
Adicione a massa e cozinhe tudo junto por mais uns 3 minutos. (Se for usar uma massa seca observe o tempo de cozimento do fabricante, e ajuste com o tempo de cozimento da verdura.)
Escorra, e junte com o alho e chillies grelhados na frigideira. Adicione suco de 1/2 limão siciliano, um pouco mais de azeite, misture bem, e está pronto para ser servido.


Ficou show!
Estou cada vez mais apreciando massas à base de azeite de oliva. Gosto muito de variar um pouco e sair um pouco das massas com molho de tomate. Tudo bem que eu amo massa com molho de tomate, mas mesmo assim é sempre bom comer algo um pouco diferente.

1 comment:

Unknown said...

Parece delicioso!!!