Thursday 22 April 2010

Thai green chicken curry


Essa é aquela receita que eu falei que tinha feito, mas me esquecido de fotografar. Então, resolvi fazer o sacrício de fazê-la novamente, e um outro maior ainda, o de comer. E tudo isso só para compartilhar essa delícia com vocês!
Será que essa colou???
A verdade é que eu adoro partilhar as coisicas que cozinho, mas gosto mais ainda de comê-las.
Ô gula!!!

Achei essa receita no site da BBC.
Anotem essa aí porque além de ser super saborosa, ainda é fácil e rápida!

Ingredientes (para duas pessoas):

1/2 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de green curry paste (clique no link para ver a receita da pasta de curry)
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo

1-2 talinhos de citronela (o nome em ingl
ês é lemongrass)
300g de peito de frango sem pele cortado em cubos

4 folhas de limão (se não conseguir achar use a raspa da casca de 1 limão)

200ml de leite de coco

Molho de peixe Thai ou molho shoyo (eu usei o molho de peixe)

Coentro picado

Suco de 1/2 limão

1. Aqueça o óleo num wok ou numa frigideira grande. Adicione 1 colher de sopa de pasta de curry (*) e açúcar mascavo e mexendo bem por 1 minuto no fogo alto, e junte a citronela. (A receita dizia que esse ingrediente era opcional, mas para mim ele é essencial.)
(*) Eu uso uma pasta de curry que já vem pronta e vende em qualquer mercado aqui em Zug. Nunca nem tentei fazer, mas não me parece muito difícil. Acho que o mais complicado mesmo vai ser achar todos os ingredientes! De qualquer maneira, caso não encontrem a pasta pronta acho que vale a pena tentar fazer, pois essa receita é muito boa!

2. Reduza o o fogo e junte no wok o frango e as folhas de limão, misturando até que esteja tudo coberto pela pasta. Adicione o leite de coco e um pouco de molho de peixe (+/- 1/2 colher de sopa), e cozinhe em fogo baixo por 25-30 minutos, até que fique mais encorpado.
Não adicione sal, pois o molho de peixe é bem salgadinho.

3. Desligue o fogo. Adicione o coentro e o suco de limão.
Cheque o sal e adicione mais molho de peixe ou de soja se necessário.

4. Deixe o curry descansar por alguns minutos, pois o molho ficará um pouco mais cremoso.

Sirva com arroz jasmin, que é uma espécie tailandesa de grãos mais compridos.
Se não tiver esse arroz pode usar o branco comum mesmo, pois esse funciona muitíssimo bem.

Comida tailandesa foi uma das coisas pela qual me apaixonei durante a nossa temporada em Londres... Agora tenho me interessado em cozinhar também, e não só comer em restaurantes! :)

No comments: