Thursday 22 July 2010

Salada de arroz vermelho com camarão e molho vietnamita



Adianto logo que a receita original levava arroz preto, mas como não tinha sufciente para mim e para o Fábio, resolvi adaptar para o que tinha em casa, o arroz vermelho. Na verdade eu só segui os preceitos da autora da receita, Nigella Lawson, que vive dizendo que cozinhar é: "you just go with what you've got". Ou seja, se vira aí com o que tem!!! :)

A receita vem do livro Forever Summer, e foi super aprovada por nós!

Ingredientes para 2 pessoas (diminui um pouco as quantidades, pois ela é exagerada demais!):


Para a salada:

  • 200g de arroz preto (usei o vermelho-não é o selvagem)
  • 200g de camarão sem casca e cru
  • Suco de meio limão siciliano
  • Sal

Para o molho vietnamita:

  • 1 dente de alho picado finamente
  • 1 chilli picado
  • 4cm de gengibre ralado ou picado finamente
  • 3 colheres de sopa de molho de peixe
  • Suco de 1 limão verde
  • 3 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Cozinhe o arroz de acordo com as instruções do fabricante. Deixe esfriar.
Coloque água para ferver numa panela, adicione o suco do limão siciliano, o sal, e coloque os camarões para cozinhar por 5 minutos. Retire-os da panela e reserve.
Quando o arroz e camarões estiverem frios, misture tudo num bowl e adicione o molho mexendo bem.


PS. Caso não conheçam esses tipos de arroz, eu recomendo o da marca Ruzene. Acho q vende nos supermercados Pão de Açúcar (pelo menos no Rio).
Ainda não experimentei o vermelho dessa marca, mas o preto é ótimo. Aliás, conheci graças a minha mãe, que o "exportou" para que eu pudesse experimentar!

1 comment:

Fabi said...

A apresentacao desse prato ja deu agua na boca - molho vietnamita?! Muito interessante!!! Camarao eh o meu pratio favorito - esta receita tb vai entrar para lista! Vc estah ficando uma super estar na cozinha!!! bjsss