Wednesday 20 October 2010

Chocolate Pots da Nigella

                                        
Eu não sou de fazer doces. Tenho sempre a impressão de que não tenho talento para a coisa. Por uma razão ou por outra algo sempre dá errado... é o mixer que quebra bem na hora que vou começar a a preparar o meu primeiro bolo de cenoura ou o cookie que fica duro igual a pedra... enfim, coleciono muitas histórias de fracassos com doces.
Agora coloquei na minha cabeça que preciso enfrentar essa dificuldade inata e me desafiar a preparar receitas de sobremesas, e foi isso que eu fiz quando resolvi preparar esse chocolate pots. É claro que escolhi uma receita facérrima e praticamente a prova de sem talentos para patissier como eu... e nao é que desta vez deu certo?!

175g de chocolate amargo (mínimo 70%)
150ml de creme de leite fresco
100ml de leite integral
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 colher de chá de allsplice (ver aqui o que é)
1 ovo

Quebre o chocolate em pequenos pedaços no processador (eu usei o mixer).
Numa panela aqueço leite e o creme de leite até quase ferver, adicione a baunilha (eu usei a baunilha mesmo, da vagem seca) e o allspice. Despeje sobre o chocolate e deixe descandar por 30 segundos. Em seguida adicione o ovo e processe por 45 segundos.
Coloque em pequenos potes. Essa receita foi suficiente para 4 dos meus, apesar dela dizer que com essa quantidade se fariam 8 potes. Acho que os meus deviam estar um pouco exagerados! =] Se bem, que para mim a quantidade foi perfeita por porção.
Leve os potes na geladeira por pelo menos 6 horas.

Fiquei muito feliz com o resultado!
Adorei! Fácil e deliciosa!!!

Ah, já estava quase me esquecendo de um importante detalhe... tire os chocolate pots da geladeira uns 20 minutos antes de servir, para que fique mais cremoso. Do contrário ele fica com uma consistência meio dura, e tão gelado que não dá para saborear tanto!

2 comments:

Thais said...

a receita tava ótima até chegar no allsplice, nao tenho idéia de onde encontrar isso, faz diferença nao usa-lo? beijos

Deborah said...

hahahahaha
Essa foi otima, Thais!
Eu nunca vi por aqui... comprei o meu em Londres.
Acho q nao faz grandes diferencas nao... o q acontece eh q vc sente um gosto parecido com canela, noz mozacada no finzinho. Te garanto q fica bom, mas certamente sem o spice tb vai ficar show!
Tenta, e de pois me conta como ficou!
Bjs