Thursday 21 October 2010

Pesto alla Trapanese


Descobri essa receita no maravilhoso e querido blog Chucrute com Salsicha, da Fer. 
Gente, que site inspirador! É, de longe, um dos mues food blogs favoritos! Escrita inspirada e inspiradora, receitas de dar água na boca e fotos deslumbrantes. ADORO!!!!
Numa dessas minhas visitas ao Chucrute com Salsicha achei essa receita, que me chamou a atenção pela simplicidade e entrou para a minha to-to list na mesma hora! Adoro pestos em geral, e fiquei super curiosa para experimentar esse pesto alla trapanese, receita originária da região da Sicília, que eu desconhecia até aquele dia.

3/4 xícara de amêndoas em lascas
Manjericão fresco
1 dente de alho
6 tomates bem maduros picados
1/2 xícara de queijo Pecorino ou Parmesão ralado
1/3 xícara de azeite extra virgem
Sal

Tostar as lascas de amêndoas numa frigideira. Deixar esfriar, e em seguida moer no processador (eu usei um mixer, ainda não tomei vergonha na cara para comprar um processador).
Colocar num bowl uma mão cheia de manjericão (apenas as folhas), alho e sal e bater com o mixer até que a mistura esteja bem moída. Adicionar as amêndoas já processadas, os tomates picados grosseiramente, o queijo (usei pecorino) e o azeite extra virgem. Processar até obter um creme.
Finalizar com pimenta do reino moída na hora.


Adicionar o pesto à massa já cozida de acordo com as instruções do fabricante.

Eu usei conchiglie, mas acho que uma massa longa, tipo spaghetti, fica melhor com pesto.
Eu até tentei fazer um tagliatelle fresco, mas deu uma zica qualquer que a massa ficou horripilante e impossível de usar. Virou uma pedra!!! Aí desisti da massa caseira, e apelei para a pasta seca que tinha já em casa!

Olha, essa receita rende demais!
Conserve o restante num pote de vidro esterelizado. Ainda tenho um pote enorme na minha geladeira, há duas semanas, e ele ainda está perfeito.
Estou pensando em como usar de outra maneira... hum, de repente com as abobrinhas que tenho aqui! :) Depois eu conto no que deu isso...

Mole mole, fácil fácil, né?! E super saboroso também!
Fiz numa noite que os meus pais estavam aqui, e odos aprovaram. O Fábio nem tanto... acho que é muito frugal para ele!!! =]

Vocês encontram aqui o post da Fer que originou esse meu jantarinho delícia.

1 comment:

Larissa said...

Fuefa, que receita legal! E vc mudou a cara do blog, tá liiiiindo!
me amarrei no peixinho com papelote e na salada de lentilha com queijo coalho. Mas vc achou queijo coalho aí? bjo