Tuesday 18 January 2011

Sopa de Abóbora com Cogumelos Cepes Grelhados



Sopinha deliciosa para aquecer os comensais no inverno...
Receitinha retirada do livro First Crack your Egg!, do John Burton Race & Angela Hartnett.

Ingredientes para 4 pessoas:
  • 1 abóbora, descascada, sem as sementes e em cubos 
  • 50g de manteiga
  • 2 colheres de sopa de vinho de branco
  • 50g de casca de parmesão (eu omiti)
  • Parmesão em cubinhos (eu usei gruyère)
  • 900ml de caldo de galinha
  • Creme de leite (eu omiti)
  • Azeite trufado (opcional)
  • 1 - 2 colheres de sopa de azeite
  • Cogumelos cepes picados ou algum outro tipo de cogumelo selvagem (eu usei porcini seco)
Suar a abóbora em cubos numa panela com manteiga em fogo baixo.
Adicionar o vinho branco, e tampar a panela deixando cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que as abóboras estejam amolecidas.
Adicionar a casca do parmesão e o caldo de galinha.
Após ferver, abaixar o fogo e cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as abóboras estejam bem cozidas.
Descartar a casca do parmesão.
Bater a mistura com o mixer até que esteja cremosa (eu não utilizei toda o caldo do cozimento).
Peneirar a sopa, e acertar a consistência adicionando um pouco do caldo do cozimento e/ou creme de leite.
Grelhar no azeite os cogumelos picados. (Como eu usei porcini seco, tive que hidratá-los em água quente por 20 minutos. Depois de picados grelhei-os numa frigideira com azeite.)
Servir a sopa e salpicar por cima cubinhos de queijo e um punhado de cogumelos.
Se tiver em casa vale a pena regar um pouquinho de azeite trufado por cima. Para mim esse pequeno detalhe fez toda a diferença!!!

No comments: