Tuesday 11 January 2011

Tortinhas de alho-poró com cheddar e bacon


Essa receitinha veio direto do blog La Cucinetta, da Ana Elisa. Dei de cara com ela quando estava à procura de uma receita gostosinha para fazer para um balaco que estávamos organizando aqi em casa para a galera do trabalho do Fábio. A receita original [aqui] levava cogumelos, mas eu optei por fazer com alho-poró, queijo cheddar e bacon, pois eu já estava servindo cogumelos recheados com gorgonzola. Eu adoooooro cogumelos e certamente vou fazer a receita de novo, dessa vez seguindo a sugestão da Ana.

Ingredientes para 48 tortinhas:

230g cream cheese
6 colheres de sopa de manteiga, em temperatura ambiente
220g + 2 colheres de chá de farinha de trigo
4 talos de alho-poró, fatiados finamente
150g de bacon picado
2 ovos grandes
1 xicara de queijo cheddar, ralado grosseiramente


Num bowl, misture o cream cheese e 4 colheres de sopa de manteiga com uma batedeira em velocidade média por 1 minuto. Em seguida, adicione 220g de farinha, e bata em velocidade baixa por mais 1 minuto ou ate que a massa fique bem integrada.
Forme uma bola, enrole com papel file e deixe na geladeira por 1 hora.
Fritar o bacon em cubinhos na sua própria gordura, escorra num papel toalha para que fique bem sequinho. Frite o alho-poró fatiado na gordura do bacon até que ele esteja amolecido, e reserve.
Bata o ovo com 2 colheres de sopa de farinha, e junte o bacon, o alho-poró e o cheddar, mesclando bem os ingredientes até estejam bem incorporados.
Pré-aquecer o forno a 190C.
Divida a massa em 2 ou em 4, depende do número de forminhas de mini muffins que se tenha. Eu como tenho uma de 12, tive que fazer 4 fornadas. O restante da massa deve ser mantida na geladeira.
Forre as forminhas com um pouco da massa. Se você for jeitosinho (a) como eu, não conseguirá forrar perfeitamente, mas não se preocupe pois no fim isso não afeta a apresentação das tortinhas.
Em seguida, preenche-as com o recheio, e leve para assar por cerca de 15 minutos ou ate que o recheio esteja dourado.
Desinforme-as ainda mornas, e sirva. Elas também ficam boas servidas em temperatura ambiente.



Ficou uma delícia!
Adorei a massa; super leve e crocante, e de quebra ainda facílima de fazer. O recheio também fez bonito e ficou bem harmonioso.


1 comment:

Simone Scharamm said...

Olá, Deborah,
Grande prazer receber a sua visita!
Também estou fugindo de boas receitas por um tempo(sei que isso não vai durar muito,rs!), então nem vou experimentar as suas tortinhas de alho poró! Por enquanto!rs!
Adorei ver os posts em que você se aventura pela culinária internacional! Também adoro esses desafios! Já fiz comida italiana, indiana, australiana, chinesa, japonesa, americana e mexicana. Ainda faltam muitas outras a experimentar! Adoro os sabores exóticos que tomam conta da minha casa, quando preparo as comidinhas diferentes! Bom, né?
Estou com problemas no blogger, então não posso seguir mais ninguém, nem visualizar os seguidores, mas já te adicionei nos meus favoritos, para trocarmos ideias, ok?
Ah...lamento pelos braços imobilizados! Melhoras!
Beijocas e Feliz Ano novo!

simonescharamm.blogspot.com
s.scharamm@hotmail.com