Thursday 10 March 2011

Fazendo maionese com a tia Glória

Vou começar esse post esclarecendo quem é a tal tia Glória... 
Então, a tia Glória é casada com o meu tio Jorge e dona de um talento incrível! A minha tia não só cozinha divinamente, mas com perfeição. Eu NUNCA, eu disse NUNCA comi nada que a minha tia tivesse preparado que não estivesse saboroso. Além disso, não há uma só vez em que a mesa não esteja super bem decorada, com louças divinas e comidas lindas de se ver e de comer!
Dito isso, aproveitei a minha temporada carioca para pedir a ela que me ensinasse a fazer maionese. Eu sou louca de paixão por maionese, e não preciso nem dizer que a da tia Glória é perfeita! A verdade é que apesar do preparo ser fácil, eu nunca acerto o ponto! Algumas receitas ficam com muito gosto de azeite, outras duras e amareladas demais... Enfim, só mesmo com o coaching da minha tia para eu aprender de uma vez por todas a preparar maionese.
Numa bela tarde fui então à casa dela e posso dizer agora que finalmente aprendi a fazer maionese... Agora iniciou-se uma nova era na minha vida, nada mais de maioneses industrializadas na minha cozinha!!!!
Anotem aí a receita...

Maionese da Tia Glória
Rende em torno de 300g

1 ovo
1 e 1/4 xícara de chá de óleo (pode ser de canola ou girassol)
1 colher de chá de mostarda dijon
1/2 colher de chá de sal (rasa)
Pimenta do reino branca

1 colher de sopa de suco de limão siciliano ou de vinagre de vinho branco
3 gotas de tabasco (opcional)
1 dente de alho
1/2 colher de chá de ervas de provence



Bater num processador ou liquidificador por 1 minuto o ovo,  1/4 da xícara de chá de óleo, a mostarda e o sal. Logo em seguida, ligar novamente o processador e acrescentar o óleo em fio. 
Detalhe importante: adicionar o óleo de forma constante, sempre na mesma quantidade.



Depois que todo o óleo tiver sido adicionado, acrescentar o suco de limão ou vinagre, o tabasco se for usar, alho e as ervas de provence. Pulsar por alguns segundos.


6 comments:

Deborah Martin Salaroli said...

Ai, que delícia!
Adoro maionese feita em casa tb.
E já estou te seguindo tb.
Bj
Deborah, sua xará (com x ou com ch?)

Monica Uehara said...

Menina! Que legal seu blog! sabe que nunca preparei maionese? A da sua tia parece ser deliciosa!
Também comecei a escrever o blog quando "morava fora". Mas, já voltei.
Adorei seu blog e virei sempre conferir as "novidades". Já estou te seguindo.

Anna said...

Deborah minina, que receitinha deliciosa, adorei que vc usou limao. Eu nunca fiz maionese em casa, mas essa receita me inspirou.

Tamy said...

Definitivamente a melhor maionese é a feita de forma caseira né??? Passei 4 meses no RS fazendo meu curso de Gastronomia e por lá a maionese sempre é caseira e deliciosa!!! Adorei a receita e vou anotar para fazer em casa!!! Beijok

CRIKA said...

Maionese caseira sem dúvida é muito mais saborosa!!! Bjks

Simone Scharamm said...

Ai, que delícia essa receitinha!
Vou testar!
Beijos!