Wednesday 7 September 2011

Curry de Frango com Arroz de Coco... Receitinha especial da titia!



Já falei aqui que a minha tia Glória é uma grande inspiração para mim, né?! 
Ela é super talentosa e tudo o que sai da sua linda cozinha tem sempre um perfume especial, um sabor único e, invariavelmente, uma apresentação digna de restaurantes com estrelas michelin!
Vocês podem pensar que é exagero de uma sobrinha impressionada, mas te prometo que se vocês tivessem a chance de experimentar o arroz com feijão que fosse, já ficariam maravilhados! Na verdade, vocês tinham mesmo é que experimentar o seu molho de mostarda. Hum... me dá água a boca só de pensar!!!! Ele é tão bom, tão bom, tão bom que necessito tê-lo sempre na minha dispensa. Quando o estoque está chegando ao fim, eu trato de mandar sinais de fumaça para a minha mãe, que repassa a minha informação à minha tia, que por sua vez decodifica a mensagem e gentilmente me manda mais umas amostras.  


Nessa minha última visita ao Rio tive um super workshop com a minha tia, quando aprendi a fazer a maionese perfeita. Nesse mesmo dia ela me passou uma receita de curry que ela dizia ser, além de saborosa, perfeita para quando se tem vários convidados.
Como não marco touca, tão logo voltei a Zug tratei de organizar um jantar com uns amigos para que eu pudesse colocar logo em prática essa receita que me encheu de expectativas. E adianto aqui que não decepcionou...



Ingredientes para 6 sortudos:
Curry de Frango
  • 1kg de peito de frango sem pele, cortado em cubos
  • 1kg cebola ralada
  • 1kg maçã descascada e ralada
  • 100g gengibre ralado
  • 4 dentes de alho espremidos
  • 2 colheres de sopa de curry
  • 1/2 colher de sopa de semente de coentro
  • 1/2 colher de sopa de semente de cominho
  • 100ml mango chutney
  • 1 pau de canela
  • 1/2 colher de sopa de óleo vegetal 
  • Sal e Pimenta
Aqueça o óleo numa panela grande. Frite a cebola, o gengibre e o alho espremido até que fiquem amolecidos.
Adicione os cubos de frango e frite até dourar. 
Acrescente o curry, as sementes de cominho e coentro, a canela em pau e a maçã ralada. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e cubra com água, mexendo de vez em quando.
Quando o caldo começar a engrossar e as maçãs a se desfazerem, é hora de adicionar o mango chutney.
Deixe ferver em fogo baixo por mais 30 minutos, e está pronto para ser servido.
Arroz de Coco
  • 450g arroz do tipo basmati (é um arroz típico indiano. se não encontrar, pode usar o normal) 
  • 1/2 colher de sopa de óleo
  • 500ml leite de coco
  • 425ml água
  • 1/2 canela em pau
  • 1 colher de chá de raspa de limão (usei o siciliano)
  • 2 colheres de chá de sal
Aqueça o óleo numa panela média. 

Adicione o arroz, sal, a caela em pau e as raspas de limão. Mexa constantemente até que os grão estejam translúcidos.

Acrescente o leite de coco e a água. Dê uma mexida e tampe.

Deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos ou até que todo o líquido tenha evaporado.

>> Se preferir pode servir o curry com arroz basmati branco, mas eu aconselho o de coco. É super simples de fazer também e é o acompanhamento perfeito! 

Fica super legal oferecer na mesa para os convidados se servirem pequenos bowls com: passas, amendoim sem sal, ovos cozidos e fatiados (omiti), coco seco ralado e mango chutney.

To read this post in English, click here.

6 comments:

Honey said...

Estava com saudade dos teus post!!!
Eu amo frango com curry!!!

Ana Rita Marreiros said...

Comida de perfumes e sabores diferentes ,mas deliciosos!

Bjoka
Rita

As coisas da mãe Sofia said...

Que apetitoso! Gosto muito! Bjs

"DOC" said...

O pau da foto foi o que usou para matar o Frango?

Anonymous said...

Muito bom, vou guardar esta para experimentar tb....

Karen said...

I really want this recipe (english) :-)