Thursday 8 September 2011

Festival Anual de Prosciutto di San Daniele... Viajando para os confins da Itália!


Se tem algo que posso comer todos os dias sem enjoar ou reclamar é o tal do presunto cru. E olha que eu sou bem fresquinha para comer... Não como a comida que sobrou do dia anterior e nem repito o mesmo ingrediente dois dias seguidos. Sim é frescura mesmo!!!! E em altíssimo grau!
Bom, mas com presunto cru ou prosciutto como chamam lá na sua terra de origem, já é diferente... Talvez por ele ser tão versátil: vai bem num belo sanduíche, numa salada verde ou com aspargos verdes, numa pizza, no risotto; ou talvez porque seja amor verdadeiro mesmo! Daquele tipo que tenho por batata!!!! 
Só mesmo uma paixão dessa magnitude par me fazer querer ir pro interior da Itália, quase na fronteira com a Eslovênia e ainda convencer o marido a ir comigo!!!! Das duas uma: ou ele também ama demais o tal prosciutto ou eu tô podendo mesmo!!!! :-) 

Descobri esse festival no início do ano quando visitava amigos em São Paulo. Acompanhei minha querida amiga de longa data, Fabíola, à livraria da cultura na busca de um livro para a sua mãe. Quando chegamos lá cada uma foi para as respectivas sessões de interesse: ela design, e eu culinária/gastronomia. Ao chegar lá bati logo os olhos num super livro em inglês que falava de festivais de comida pelo mundo. Não adianta perguntar o nome porque já fiz uma exercício mental árduo e longas pesquisas na internet, e nada me faz lembrar! Até comprei um livro chatérrimo na internet pensando que era o dito cujo, mas foi alarme falso, e agora ainda estou aqui com essa tranqueira entulhando a minha estante de livros de culinária!!!! Quem sabe um dia não esbarro com ele novamente?!
Como o tempo era curto, dei uma rápida folheada e bati o olho justo na página em que falava do festival de Prosciutto di San Daniele. Rapidamente, anotei no meu moleskine vermelho as informações básicas para checar os detalhes na internet depois que chegasse em casa. Meses se passaram até que numa tarde de junho eu passei olho por essa anotação e resolvi, finalmente, me informar sobre o que era o evento. O festival aconteceria dentro de poucas semanas, no final de semana de 24 a 27 de junho.  É por essas e outras que eu acredito que nada acontece por acaso... 
Esperei o Fábio chegar em casa, falei com ele sobre o festival e imediatamente ele me disse: "mas é claro que nós vamos!".  Ai, ai... Salve ele que acompanha a mulher nesses programinhas de food bloggers!!!

Como o percurso era longo, resolvemos parar no meio do caminho e curtir 2 dias na terra de Romeu e Julieta - Verona. De lá seguimos viagem para a charmosa cidade de Udine, onde ficamos hospedados. 
O festival acontece na pequenina cidade de San Daniele del Friuli, vizinha a Udine, no nordeste da Itália. A cidade gira em torno na seu filho famoso, e para apresentá-lo com estilo o centro da cidade é todo fechado e barraquinhas vendendo de um tudo ocupam as ladeiras da parte antiga. 
Como era de se esperar, lá comi o melhor prosciutto di San Daniele da minha vida. Serviam já fatiados com melão em cubos (que eu detesto) ou grissini, que eram consumidos nas logas mesas comunitárias espalhadas pela cidade, que fervilhava de gente indo e vindo ao som de bandas e DJs espalhados pelos quatro cantos. Também se podia comprar a pata inteira, por volta de 300 euros, ou pedaços já embalados a vácuo. 
Além das barracas de presunto ainda tinha uma grande tenda onde aconteciam aulas de culinária ao longo do dia ensinando receitas com o prosciutto, outras barracas vendendo roupas, brinquedos de madeira e outras quinquilharias mais.









Foi um dia super bacana e tanto eu quanto o Fábio curtimos a viagem, mas será que iremos no próximo ano?
Hum... acho que não. Valeu muito a pena ter ido, conhecido o festival, degustado o prosciutto na sua terra de origem, mas acho que as lembranças e as belas fotos já bastam!

1 comment:

Tamy said...

Que sonho!!!! Como eu queria conhecer a Itália... nossa... Beijos